Você está em Diversos > Notícias

Após duas décadas, a língua portuguesa nos sites da Fifa e da Conmebol

Apesar da importância do futebol brasileiro para o mundo, nem sempre o torcedor local recebeu o mesmo tratamento, considerando o viés consumidor.

Um exemplo claro é o fato de a torcida verde e amarela ter demorado para entrar na linha editorial das duas principais entidades das quais a CBF é associada.

No site da Fifa, criado em 1994, apenas em 2009 foi lançada uma versão em português do portal, que já contava com inglês, francês, espanhol, alemão e até árabe. A sexta língua só foi adotada por causa da Copa de 2014.

Pior fazia a Conmebol. Com apenas dez países sob suas asas, sendo nove deles de língua espanhola e apenas um com português como idioma oficial, o site oficial tinha duas línguas. Espanhol e… inglês.

Considerando a população brasileira, de 192 milhões, os cinco títulos mundiais, de um total de nove conquistados pelo continente, e a forte economia bem acima dos vizinhos, não havia uma explicação plausível para esta lacuna virtual.

Agora, depois de um longo tempo de espera, a Conmebol enfim lançou a versão do seu site em português. Em 2013, a um ano do Mundial…

06/03/2013

Fonte: http://blogs.diariodepernambuco.com.br