Você está em Ajuda > Enriquecendo o vocabulário

Ojeriza

É um sentimento de repulsa, má vontade, aversão, antipatia, normalmente gerado pela intuição, por uma percepção, um ressentimento. A ojeriza é um sentimento reativo do ser humano. É uma pulsão que se desenvolve de forma inconsciente, sendo muitas vezes resultado de um comportamento desenvolvido sobre determinados preconceitos.

É possível sentir ojeriza por uma pessoa, por um alimento, por um animal, etc. Por exemplo, uma pessoa que tem ojeriza por goiaba, ao ouvir falar desta fruta, instintivamente irá mudar a expressão facial, fazendo uma careta para demonstrar a sua aversão.

Quando se tem ojeriza por alguma pessoa, normalmente há demonstração de má vontade ou tentativa de evitar qualquer aproximação. Por exemplo, ojeriza pelo vizinho, ojeriza por um político, etc.

Confira alguns exemplos de frases:

Tenho ojeriza a seres humanos que maltratam os bichos.

Os estudantes da área biológica têm ojeriza a cálculo.

Vocês são maus exemplos a seguir. Despertam ojeriza.

Tenho ojeriza ao verão, pois sinto muito calor.

Ela teve uma crise de ojeriza quando viu sair um rato enorme da padaria.

Marcos tem ojeriza por tomate, é melhor nem colocar esse alimento na salada.

Por acaso ela tem ojeriza de mim? Cada vez que ela me olha, uma careta aparece em seu rosto.

O menino tinha ojeriza particular à madrinha, a quem não podia encarar.

Algumas pessoas, para externar a ojeriza aos sucessivos maus exemplos dos políticos, dizem detestar política.

São sinônimos de ojeriza: antipatia, asco, aversão, desprezo, enojo, horror, recusa, rejeição, relutação, relutância, repúdio, repugnância, repugno, repulsão.

São antônimos de ojeriza: afeição, afeto, afinidade, atração, empatia, identidade, inclinação, simpatia, vinculação, vínculo.

Como referenciar: "Ojeriza" em Só Português. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2018. Consultado em 20/02/2018 às 04:31. Disponível na Internet em https://www.soportugues.com.br/secoes/vocabulario/ojeriza.php