Você está em Ajuda > Dúvidas Frequentes

"Raios X", "raio X" ou "raio-x"?

Usamos a forma "raios X", sem hífen e com a letra X maiúscula, para fazer referência a radiações eletromagnéticas cujo comprimento de onda é menor do que o da radiação ultravioleta. Os raios X são capazes de penetrar em organismos vivos e atravessar tecidos de menor densidade.

A palavra "raio-x", com hífen, não existe no VOLP (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa), da Academia Brasileira de Letras. Assim, embora muitas pessoas usem o termo "raio-x" (ou até "raio x") para indicar um exame de imagens feito através de raios X, não é recomendado o seu uso, sendo preferencial o uso da palavra radiografia ou da expressão exame radiográfico.

Observe também que não há diferença entre a escrita e o plural, seja para referenciar as radiações eletromagnéticas ou um aparelho de radiografia: sempre se escreve raios X ou aparelho de raios X. Exemplos:

- A radiografia auxilia no diagnóstico de problemas de saúde por meio de imagens. Ela é feita através de raios X.

- Aquela clínica comprou um excelente aparelho de raios X.

- Neste exame radiográfico, serão produzidas imagens do tórax utilizando a tecnologia dos raios X.

- Para confirmar o diagnóstico, o médico solicitou um exame de raios X.

Curiosidade: os raios X também são conhecidos como raios Röntgen, em homenagem ao seu descobridor, o físico alemão Wilhelm Conrad Röntgen. A descoberta ocorreu em novembro de 1895 durante um experimento com raios catódicos. Acredita-se que Röntgen tenha usado a letra X por tratar de uma radiação desconhecida.

Outras dúvidas

"Ex-namorado" ou "ex namorado"?

"Direito" ou "direito"? Maiúscula ou minúscula?

"Dois mil" ou "duas mil"?

"Semirreta" ou "semi-reta"?

<< Voltar para seção "Dúvidas frequentes"

Como referenciar: ""Raios X", "raio X" ou "raio-x"?" em Só Português. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2024. Consultado em 28/04/2024 às 22:20. Disponível na Internet em https://www.soportugues.com.br/secoes/FAQresposta.php?id=426

Curso on-line do Só Português

Coleção completa das videoaulas do Só Português para assistir on-line + exercícios em PDF sobre todos os assuntos, com respostas. Clique aqui para saber mais e adquirir.