Você está em Ajuda > Dúvidas Frequentes

"A domicílio", "à domicílio" ou "em domicílio"?

Esta é uma pergunta bastante frequente, mas não apenas pelo uso da crase. Afinal, "domicílio" é um substantivo masculino, portanto não há discussão, a crase não ocorre neste caso.

Não esqueça que, para ocorrer a crase, precisamos da preposição "a" + artigo definido feminino "a". Como domicílio é masculino, se houvesse um artigo definido antes, seria o artigo “o”. Logo, o correto é "a domicílio", assim como "a pé", "a serviço", "a jato", etc.

"A" ou "em" domicílio

Esta é a principal controvérsia que existe em relação à expressão. Qual preposição devemos usar: "a" ou "em"? Normalmente, a preposição "em" indica relação de lugar, enquanto a preposição "a" representa uma ideia de movimento.

Ou seja, quando temos verbos que indicam a noção de movimento (levar, trazer, enviar, ir, conduzir, etc), utilizamos "a domicílio". Exemplos:

- Levam-se compras a domicílio.
- Esta carta deve ser enviada a domicílio.

Se utilizarmos verbos que não dão noção de movimento (dar, atender, fazer, cortar, etc), devemos usar "em domicílio". Exemplos:

- Damos aulas particulares em domicílio.
- Atendemos os clientes em domicílio.

- Corta-se cabelo em domicílio.

Obs.: atualmente, na língua informal, a locução adverbial "a domicílio" é usada indistintamente com verbos que indicam movimento ou não.

Entrega a domicílio ou em domicílio?

Se toda entrega se faz “em” algum lugar (em casa, no escritório, no hotel), por que devemos fazer a entrega “a domicílio”? Alguns autores alegam que a expressão "entrega a domicílio" já está consagrada pelo uso.

Por isso, há uma corrente de gramáticos que, em respeito ao que foi consagrado, entende que as duas expressões podem ser usadas como sinônimas. Logo, estaria correto dizer "entrega a domicílio" ou "entrega em domicílio".

Ou seja, eles apoiam-se numa perspectiva mais dinâmica da língua e consideram que o verbo entregar possui também um sentido dinâmico e não apenas um sentido estático.

Apesar disso, os estudiosos mais apegados à norma culta rejeitam essa interpretação e dizem que somente a segunda forma ("entrega em domicílio") é que está gramaticalmente adequada.

Exemplos:

- Minha pizzaria faz entregas a domicílio.
- Trabalhamos com entregas em domicílio.

Outras dúvidas

"Ex-jogador" ou "ex jogador"?

"Hilaridade" ou "Hilariedade"?

"Bio" e o hífen

"Para-" e o hífen

<< Voltar para seção "Dúvidas frequentes"

Como referenciar: ""A domicílio", "à domicílio" ou "em domicílio"?" em Só Português. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2024. Consultado em 28/04/2024 às 23:47. Disponível na Internet em https://www.soportugues.com.br/secoes/FAQresposta.php?id=364

Curso on-line do Só Português

Coleção completa das videoaulas do Só Português para assistir on-line + exercícios em PDF sobre todos os assuntos, com respostas. Clique aqui para saber mais e adquirir.