Você está em Diversos > Curiosidades

Os nomes próprios perderam seus acentos com a nova reforma ortográfica?

  

Segundo o texto oficial do Acordo Ortográfico: "Para ressalva de direitos, cada qual poderá manter a escrita que, por costume ou registro legal, adote na assinatura do seu nome. Com o mesmo fim, pode manter-se a grafia original de quaisquer firmas comerciais, nomes de sociedades, marcas e títulos inscritos em registro público".

Isso significa que pessoas cujo nome ou sobrenome tenham sido registrados com acento continuarão a assinar assim ("Andréia", "Sabóia", "Pompéia", etc.). Mas atenção: nomes e sobrenomes de pessoas mortas serão escritos de acordo com a ortografia vigente, o que também deve ocorrer com novos registros. Quando se trata de nomes de logradouros (praças, avenidas, ruas, etc.), bairros e cidades, prevalece a grafia "nova": Pompeia (cidade paulista), Quintino Bocaiuva (nome de rua), Coreia do Sul (nome de país), Saboia (nome de região da França), etc.    

Adaptado de educacional.com.br

<< Voltar para seção "Curiosidades"

Como referenciar: "Os nomes próprios perderam seus acentos com a nova reforma ortográfica?" em Só Português. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2018. Consultado em 20/02/2018 às 04:34. Disponível na Internet em https://www.soportugues.com.br/secoes/curiosidades/Curiosidades_nomes_proprios.php