Material de Apoio

 Sobre a Gramtica
 Morfologia
 Sintaxe
 Fonologia
 Semântica
 Estilística
 Redação

Pratique

 Exercícios Resolvidos
 Provas de Vestibular
 Provas On-line

Ajuda

 Laifis de Portugus
 rea dos Professores
 Comunidade
 Fórum
 Dicas de Português
 Dúvidas Frequentes
 Qual é o Gênero?
 Conjugador de Verbos

Entretenimento

 Jogos
 Maltratando a Língua
 Fala Popular
 Expr. Redundantes
 Pérolas Gramaticais
 Qual é a Expressão?
 Trava-Línguas
 Humor na Língua

Diversos

 Portuguesinho
 Portugus na História
 Portugus no Mundo
 Formação da Líng. Port.
 Curiosidades
 Estrangeirismos
 Neologismos e Gírias
 Abreviaturas e Siglas
 Expressões Idiomáticas
 Origem das Expressões
 Reforma Ortogrfica
 Glossário
 Notícias
 Artigos e Reportagens
 Indicao de Livros
 Fale Conosco

 
Busca Geral

 

2 - ADEQUAÇÃO À NORMA CULTA

As pessoas não falam nem escrevem sempre do mesmo jeito. A comunicação é determinada por uma série de fatores. De acordo com quem você conversa (interlocutor) ou para quem você escreve (leitor), de acordo com o contexto (lugar) em que ocorre a comunicação, de acordo com o tipo de texto, muda-se a maneira de falar e de escrever.

Há situações em que você se comunica com mais informalidade (ao fazer anotações, ao conversar na Internet, etc). Nesses casos, não existe uma preocupação maior com a correção gramatical, pois se trata de uma escrita mais espontânea.

Há outras situações em que a comunicação escrita se realiza com mais formalidade (ao escrever um requerimento, um anúncio, uma poesia, etc.). Nesses casos, você deve se preocupar com a organização do texto e com a correção quanto à grafia, acentuação, pontuação e concordância. Assim, o texto deve atender às convenções e às regras da norma culta da língua escrita.

3 - CONCISÃO

Um dos problemas que normalmente comprometem o desempenho de um texto escrito é a presença desnecessária de palavras, expressões ou formas de comunicação próprias da língua falada. A concisão ocorre quando utilizamos o mínimo de palavras para transmitir determinada informação.

4 - COESÃO

A coesão é a organização interna de um texto, a qual nos permite entendê-lo sem perder a noção de conjunto. Os vários segmentos do texto devem estar relacionados entre si, de forma que propiciem ao leitor a plena compreensão do conteúdo abordado. Para que a coesão ocorra, cada frase deve manter um vínculo com a anterior, com ela formando sequência, para conservar o fio do pensamento. Além da preocupação com o que foi dito anteriormente, é preciso também olhar para diante, para a próxima frase, pois ela pode conter um esclarecimento sobre a anterior.

 

Curta nossa página nas redes sociais!

 

 

Mais produtos

 

Sobre nós | Política de privacidade | Contrato de Usuário | Anuncie | Fale conosco
Copyright © 2007-2014 Só Português. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Grupo Virtuous.