Você está em Ajuda > Dúvidas Frequentes

"Biscoito" ou "bolacha"?

O órgão que regula o produto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, considera os dois termos como sinônimos, inclusive levando em consideração as variações com cobertura e recheio. Ou seja, segundo a Anvisa, ambos estão corretos e são iguais.

Apesar disso, podemos destacar que a palavra “biscoito” entrou primeiro na língua portuguesa. Talvez por isso os grandes produtores, apesar de entenderem que os dois termos são corretos, preferem usar “biscoito” em suas marcas. É uma convenção da indústria brasileira.

Mas, será que não existe nenhuma diferença mesmo? Na prática, algumas pessoas consideram que as denominadas bolachas são mais secas, enquanto os biscoitos também podem ser úmidos. Entretanto, como vimos, para a legislação brasileira tanto faz chamar o alimento de “bolacha” ou de “biscoito”.

Eles são definidos como: "produto obtido pelo amassamento e cozimento conveniente de massa preparada com farinhas, amidos, féculas fermentadas, ou não, e outras substâncias alimentícias".

Origem das palavras

A origem da palavra "biscoito" está nas palavras francesas "bis" e "coctus", que significam cozido duas vezes. Chegou ao português pela palavra francesa "bescuit", que surgiu no século 12. O nome vem da prática de assar o alimento duas vezes para que ficasse menos úmido e durasse mais sem estragar.

"Bolacha" vem de "bolo" (do latim "bulla", objeto esférico) com o sufixo "acha", que indica diminutivo. A palavra holandesa "koekje" significa a mesma coisa e gerou termos como "cookie" e "cracker".

Curiosidade: o Brasil é atualmente o segundo maior produtor de biscoitos/bolachas do mundo, segundo dados da Associação Nacional da Indústria de Biscoitos (Anib).

Outras dúvidas

"Pré-datado" e "pós-datado": qual a diferença?

"Para-brisa" ou "parabrisa"?

"Super-herói" ou "superherói"?

"A ponto de" ou "Ao ponto de"

<< Voltar para seção "Dúvidas frequentes"

Como referenciar: ""Biscoito" ou "bolacha"?" em Só Português. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2024. Consultado em 18/04/2024 às 13:59. Disponível na Internet em https://www.soportugues.com.br/secoes/FAQresposta.php?id=118

Curso on-line do Só Português

Coleção completa das videoaulas do Só Português para assistir on-line + exercícios em PDF sobre todos os assuntos, com respostas. Clique aqui para saber mais e adquirir.