Você está em Diversos > Estrangeirismos ▼

Estrangeirismos na Língua Portuguesa

Estrangeirismo é o processo que introduz palavras vindas de outros idiomas na língua portuguesa.

De acordo com o idioma de origem, as palavras recebem nomes específicos, tais como anglicismo (do inglês), galicismo (do francês), etc. O estrangeirismo possui duas categorias:

1) Com aportuguesamento: a grafia e a pronúncia da palavra são adaptadas para o português. Exemplo: abajur (do francês "abat-jour")

2) Sem aportuguesamento: conserva-se a forma original da palavra. Exemplo: mouse (do inglês "mouse")

A maioria das palavras da língua portuguesa tem origem latina, grega, árabe, espanhola, italiana, francesa ou inglesa. Essas palavras são introduzidas em nossa  língua por diversos motivos, sejam eles fatores históricos, socioculturais e políticos, modismos ou avanços tecnológicos. As palavras estrangeiras  geralmente passam por um processo de aportuguesamento fonológico e gráfico. A Academia Brasileira de Letras, órgão responsável pelo Vocabulário Ortográfico de Língua Portuguesa, tem função importante no aportuguesamento dessas palavras.

As pessoas, em geral, estão tão acostumadas com a presença dos estrangeirismos na língua que, muitas vezes, desconhecem que uma série de palavras têm sua origem em outros idiomas. Veja a seguir uma lista com exemplos de  palavras que passaram pelo processo de aportuguesamento, bem como a origem e definição de cada uma delas:

Palavra Origem Definição  

Abajur

Do francês abat-jour Luminária de mesa

Ateliê Do francês atelier Oficina de artesãos

Baguete Do francês baguette Pão francês fino e longo

Bangalô Do inglês bungalow Casa residencial com arquitetura de bangalô indiano

Basquetebol Do inglês basket ball Esporte cujo objetivo é fazer com que uma bola de couro entre numa cesta.

Batom Do francês bâton Bastão usado para pintar os lábios.


Como referenciar: "Estrangeirismos na Língua Portuguesa" em Só Português. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2018. Consultado em 14/11/2018 às 15:49. Disponível na Internet em https://www.soportugues.com.br/secoes/estrangeirismos/