Você está em Ajuda > Dúvidas Frequentes

"Umidade" ou "humidade"? "Úmido" ou "húmido"?

No Brasil, as palavras corretas são "umidade" e "úmido", ambas sem o h. Já em Portugal, são usadas as palavras "humidade" e "húmido".

Logo, as duas grafias (com e sem h) existem na língua portuguesa e estão corretas, porém uma é usada no português brasileiro e outra no português europeu.

Devemos usar o substantivo feminino umidade sempre que quisermos referir a qualidade do que é úmido, ou seja, levemente molhado. Exemplos:

 A umidade alta causa danos nos aparelhos eletrônicos.

 O clima desta região é caracterizado por calor e umidade.

 Em climas úmidos, com muitas chuvas, a água pode se infiltrar no solo e arrastar os sais para regiões mais profundas.

É importante lembrarmos que o Acordo Ortográfico, que entrou em vigor em janeiro de 2009, não é um acordo de uniformização linguística. Sua função é regular a ortografia, ou seja, a escrita. Assim, ele possibilita a existência da dupla grafia da palavra (umidade e humidade), pois afirma que a consoante h será utilizada em palavras cuja etimologia tenha h, atestando o uso da palavra humidade em Portugal.

Apesar da etimologia, afirma também que a supressão do h será possível quando já estiver consagrada pelo uso, atestando assim também o uso da palavra umidade no Brasil.

Outras dúvidas

"Semirrígido" ou "semi-rígido"?

"Extraoficial" ou "extra-oficial"?

"Ultrassonografia" ou "Ultra-sonografia"?

"Para-raios", "para raios" ou "pararraios"?

<< Voltar para seção "Dúvidas frequentes"

Como referenciar: ""Umidade" ou "humidade"? "Úmido" ou "húmido"?" em Só Português. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2019. Consultado em 17/11/2019 às 00:24. Disponível na Internet em https://www.soportugues.com.br/secoes/FAQresposta.php?id=121