Você está em Ajuda > Dúvidas Frequentes

"Para-choque" ou "parachoque"?

Embora muitas pessoas escrevam a palavra sem hífen (parachoque), ela está errada. A forma correta de escrita é para-choque, com hífen.

Para-choque é uma peça de material resistente colocada à frente e na traseira de veículos automotores para amortecer choques, diminuindo assim os possíveis danos causados ao veículo. Veja alguns exemplos de frases:

  Não prestei atenção e acabei amassando o para-choque dianteiro.

  Aquele caminhão tem uma frase engraçada escrita no para-choque.

Se para-choque tem hífen, por que paraquedas não?

O Acordo Ortográfico retirou o hífen de para-quedas e para-quedista, com a justificativa de que a noção de composição destes termos já foram perdidas.

No Brasil, o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP) registra apenas a palavra para-choque, não a enquadrando portanto na mesma regra de paraquedas.

Outras dúvidas

"Pré-candidato" ou "pré candidato"?

"Meia-estação" ou "meia estação"?

"Pós-datado" ou "pós datado"?

"Mal-intencionado", "mal intencionado", "mau-intencionado" ou "mau intencionado"?

<< Voltar para seção "Dúvidas frequentes"

Como referenciar: ""Para-choque" ou "parachoque"?" em Só Português. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2024. Consultado em 26/04/2024 às 22:16. Disponível na Internet em https://www.soportugues.com.br/secoes/FAQresposta.php?id=134

Curso on-line do Só Português

Coleção completa das videoaulas do Só Português para assistir on-line + exercícios em PDF sobre todos os assuntos, com respostas. Clique aqui para saber mais e adquirir.