Você está em Ajuda > Dúvidas Frequentes

"Para-raios", "para raios" ou "pararraios"?

A forma correta de escrita é para-raios, com hífen.

O para-raios é um aparelho normalmente colocado em lugares altos ou no topo dos edifícios. É constituído por uma haste metálica ligada à terra, servindo para atrair as descargas elétricas da atmosfera . Veja alguns exemplos de frases:

  Precisamos instalar um para-raios para proteger a estrutura da nossa construção.

 A grande vantagem do para-raios é que ele dirige as descargas elétricas atmosféricas para o solo.

Se para-raios tem hífen, por que paraquedas não?

O Acordo Ortográfico retirou o hífen de para-quedas e para-quedista, com a justificativa de que a noção de composição destes termos já foram perdidas.

No Brasil, o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP) registra apenas a palavra para-raios, não a enquadrando portanto na mesma regra de paraquedas.

Sobre o acento diferencial (para x pára)

É importante lembrar que o Acordo Ortográfico aboliu o acento agudo diferencial utilizado na forma verbal pára do verbo parar. Assim, devemos usar sempre o prefixo "para", sem acento.

Outras dúvidas

"Má-formação" ou "malformação"?

"Mau-caráter", "mau caráter", "mal-caráter" ou "mal caráter"?

"Hiper" e o hífen

"Autoestrada" ou "auto-estrada"?

<< Voltar para seção "Dúvidas frequentes"

Como referenciar: ""Para-raios", "para raios" ou "pararraios"?" em Só Português. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2024. Consultado em 26/04/2024 às 13:34. Disponível na Internet em https://www.soportugues.com.br/secoes/FAQresposta.php?id=138

Curso on-line do Só Português

Coleção completa das videoaulas do Só Português para assistir on-line + exercícios em PDF sobre todos os assuntos, com respostas. Clique aqui para saber mais e adquirir.