Você está em Ajuda > Dúvidas Frequentes

"Ultrassonografia" ou "Ultra-sonografia"?

Após a reforma ortográfica, o prefixo ultra- passou a ser separado do segundo elemento por hífen somente nos casos em que este inicia por "a" ou "h".

Caso o segundo elemento inicie com a consoante "s" ou "r", é necessário dobrá-la, sem usar hífen. Como a palavra "sonografia" inicia com "s", o correto é ultrassonografia, sem hífen e com a consoante "s" dobrada.

Veja algumas frases de exemplo:

- O ultrassom, também conhecido como ultrassonografia, é um exame de imagem que contribui para o diagnóstico de diversas doenças.

- A ultrassonografia permite visualizar em tempo real qualquer órgão ou tecido do corpo.

- É de extrema importância a ultrassonografia durante a gravidez.

- A fim de evitar procedimentos invasivos, a ultrassonografia é uma grande aliada, sobretudo para acompanhar o crescimento e o desenvolvimento do bebê.

Veja outros exemplos de uso do prefixo ultra-, com e sem o hífen, em nossa explicação "Ultra" e o hífen.

Outras dúvidas

"Porta-livros" ou "porta livros"?

"Direito" ou "direito"? Maiúscula ou minúscula?

"Meia-estação" ou "meia estação"?

"Auto" e o hífen

<< Voltar para seção "Dúvidas frequentes"

Como referenciar: ""Ultrassonografia" ou "Ultra-sonografia"?" em Só Português. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2024. Consultado em 16/04/2024 às 04:11. Disponível na Internet em https://www.soportugues.com.br/secoes/FAQresposta.php?id=201

Curso on-line do Só Português

Coleção completa das videoaulas do Só Português para assistir on-line + exercícios em PDF sobre todos os assuntos, com respostas. Clique aqui para saber mais e adquirir.