Você está em Ajuda > Dúvidas Frequentes

"Macroambiente" ou "macro-ambiente"?

O falso prefixo macro-, após a reforma ortográfica, passou a ser separado do segundo elemento por hífen somente nos casos em que este inicia por "o" ou "h". Nos demais casos, não devemos usar o hífen.

Como a palavra ambiente inicia por "a", o correto é macroambiente, sem hífen. Acompanhe os exemplos.

- O macroambiente está em constante mudança devido às forças externas que o regem.

- Fazem parte do macroambiente os aspectos politicos e legais, os fatos econômicos, as mudanças sociais e as novidades tecnologicas.

- O macroambiente é o contexto mais amplo no qual uma empresa realiza suas operações comerciais e que lança luz sobre as condições gerais do mercado.

- Quando falamos no macroambiente dentro de uma empresa, estamos nos referindo ao que acontece além do seu espaço interno.

Veja outros exemplos de uso do prefixo macro- em nossa explicação "Macro" e o hífen.

Outras dúvidas

"Meia-tigela" ou "meia tigela"?

"Toráxico" ou "Torácico"?

"Vice-reitor" ou "vice reitor"?

"Pré-pago" tem hífen?

<< Voltar para seção "Dúvidas frequentes"

Como referenciar: ""Macroambiente" ou "macro-ambiente"?" em Só Português. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2024. Consultado em 23/04/2024 às 17:28. Disponível na Internet em https://www.soportugues.com.br/secoes/FAQresposta.php?id=277

Curso on-line do Só Português

Coleção completa das videoaulas do Só Português para assistir on-line + exercícios em PDF sobre todos os assuntos, com respostas. Clique aqui para saber mais e adquirir.