Você está em Ajuda > Dúvidas Frequentes

"Mal passado", "malpassado" ou "mau passado"?

A palavra malpassado e a expressão mal passado existem, mas são usadas em contextos diferentes. Quanto nos referimos a um alimento pouco cozido ou frito, por ter ficado pouco tempo ao fogo, a palavra correta é malpassado. Exemplo:

- Eu gosto de bife malpassado.

Observe que não devemos usar hífen, pois isso ocorre apenas quando o elemento "mal" é seguido por outro elemento que inicia por vogal, h ou l, formando assim uma unidade semântica (adjetivo ou substantivo composto).

Já na forma mal passado, o elemento "mal" não forma uma unidade semântica com a palavra seguinte, sendo usado como um simples advérbio. Nesse caso, não devemos usar o hífen, nem unir o "mal" com a outra palavra. Isso normalmente ocorre quando escrevemos uma frase na voz passiva. Exemplos:

- O bife foi mal passado pelo cozinheiro.

É importante não confundirmos "mal" (que é o contrário de bem) com o adjetivo "mau" (que é o contrário de bom).

Uma forma fácil de identificar qual deve ser usado é fazer a substituição pelo seu antônimo, para verificar qual se encaixa melhor na frase. Assim, percebemos facilmente que o correto seria dizer que o bife foi "bem passado" e não "bom passado". Logo, não existe a forma mau passado.

Outras dúvidas

"Esse" ou "Este"?

"Pluri" e o hífen

"Porta" e o hífen

"Em vez de" ou "Ao invés de"?

<< Voltar para seção "Dúvidas frequentes"

Como referenciar: ""Mal passado", "malpassado" ou "mau passado"?" em Só Português. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2020. Consultado em 24/09/2020 às 21:38. Disponível na Internet em https://www.soportugues.com.br/secoes/FAQresposta.php?id=356

Divirta-se com o LOBIS HOMEM

Produtos de quando CORONA era motivo de alegria

O sonho de ser cantor