Você está em Diversos > Artigos e reportagens

Ler no carro em movimento pode fazer mal?

A leitura em veículos de movimento pode provocar desconforto e cansaço para quem está lendo, porque faz com que a pessoa precise focar o olho a todo instante. "Algumas pessoas mais sensíveis ainda podem ter dor de cabeça ou ficar enjoadas", diz o oftalmologista Adamo Lui Netto, membro da diretoria do Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Isso acontece porque há uma conexão entre o labirinto - a estrutura responsável pelo equilíbrio localizada dentro do ouvido - e a visão.

O esforço que o olho realiza para focar as palavras dá ao labirinto a sensação de que tudo em volta treme. Daí, ele tenta restabelecer o equilíbrio, provocando a tontura. Para se ver livre do desconforto, só parando de ler mesmo. Mas, ao contrário do que muitas pessoas pensam, a leitura em carros, trens e ônibus não traz nenhum prejuízo à visão e não é a causa de problemas como miopia, hipermetropia e astigmatismo. Da mesma forma, é um erro pensar que pode causar o deslocamento da retina. A retina é a região do olho que recebe a luz e a transforma em sinais que serão enviados ao cérebro. Apenas uma pancada muito forte pode fazer com que ela descole do fundo do olho.

Outro mito relacionado aos olhos é o de que ler com pouca luz enfraquece a visão. A baixa luminosidade dificulta a leitura e cansa o leitor, mas não prejudica a vista.

01/03/2006

Fonte: Revista Vida Simples