Você está em Diversos > Curiosidades

Expressões com nomes de animais

Veja a seguir termos, ditados e expressões envolvendo diversos nomes de animais de uso frequente em nossa língua.

No linguajar do brasileiro um amigo falso diz-se "amigo da onça". "Pagar o pato" é fazer papel de tolo, assumindo as consequências de algo que não se cometeu. “Soltar os cachorros" em alguém é o mesmo que agir de forma agressiva, por meio de insultos. E em se tratando de insultos, quando uma pessoa é considerada pouco inteligente ou ignorante, "burra", "anta", "toupeira", “jegue", "mula" ou "besta" são adjetivos muito utilizados para identificá-la.

Em relação às mulheres, o termo “galinha" está associado à promiscuidade, enquanto que "gata" significa uma mulher bonita. "Vaca" é um termo comumente utilizado para designar uma mulher de má índole, assim como "cobra", "jararaca" ou "víbora". Quanto aos homens, "cachorro" significa homem de mau caráter, "cabra da peste" é uma forma de denominar um sujeito macho, ao passo que “cavalo" ou mesmo "animal" são termos que identificam homens brutos.

Com relação à família bovina, muitos são os termos e expressões existentes. Uma pessoa que não tem opinião própria é chamada de "vaquinha de presépio", ou seja, é como se servisse apenas de enfeite. A expressão "aonde a vaca vai, o boi vai atrás" está associada a pessoas que são facilmente influenciáveis por outras. Já um "mão de vaca" é alguém muito avarento, pão-duro. A expressão "a vaca foi para o brejo", indica que algo deu errado, ou que alguém fracassou. Utiliza-se “nem que a vaca tussa" para  dizer que algo não acontecerá sob hipótese alguma. Já “conversa para boi dormir” ocorre quando uma pessoa está de conversa fiada ou mentindo.

Quanto aos insetos, uma pessoa "formiga" é aquela que adora comer doces.  Já alguém muito intrometido, é conhecido como "abelhudo". “Acertar na mosca" significa fazer tudo direitinho. Já "comer mosca" está associado a perder uma oportunidade ou ficar para trás. O ditado “Em boca fechada não entra mosca" significa que, muitas vezes, é melhor ficar calado que dizer besteiras. Um "bicho-grilo" é alguém que mora longe da cidade, ou mesmo uma pessoa que tenha estilo alternativo, como os hippies. Uma pessoa confusa, que não sabe para onde ir, diz-se que é uma "barata tonta", enquanto que o termo “lesma" caracteriza uma pessoa lenta.

Os primatas não escapam... Ser "macaco de auditório" significa estar presente em aglomerações públicas com frequência. Já  "macaco de circo" é alguém que gosta de fazer brincadeiras para agradar os outros, enquanto que “estar com a macaca" é estar nervoso, agitado.

E então, essa curiosidade não é o “bicho", ou seja, legal?

Adaptado de: http://alzirazulmira.com/Alzirez/arca.htm

<< Voltar para seção "Curiosidades"

Como referenciar: "Expressões com nomes de animais" em Só Português. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2018. Consultado em 14/11/2018 às 15:47. Disponível na Internet em https://www.soportugues.com.br/secoes/curiosidades/Curiosidade_animais.php