Você está em Diversos > Curiosidades

Existe uma palavra em comum em todas as línguas?

De acordo com a chefe do departamento de Linguística, Letras Clássicas e Vernáculas da belíssima Universidade Federal do Paraná (UFPR), Maria Cristina Figueiredo Silva, a variedade de línguas e de sistemas fonológicos que existem no mundo é tão grande, que se torna muito pouco provável que exista uma palavra comum a todos os idiomas.

Mas, se levarmos em conta as línguas do mundo ocidental com tradição enraizada na cultura greco-romana (português, inglês, espanhol, francês, alemão e italiano, por exemplo), é alta a chance de encontrarmos palavras cuja pronúncia ou escrita seja igual. No entanto, se considerarmos as línguas orientais, as semíticas (árabe e hebraico, por exemplo), as amazônicas brasileiras e as ameríndias dos Estados Unidos ou Austrália, é pouco provável que encontremos um verbete em comum.

“As línguas têm mecanismos internos muito diferentes. Podemos pegar uma palavra e simplesmente adaptar a fonologia, mas há línguas que não adaptam e, sim, criam uma palavra nova”. Se para nós “futebol” remete à goleada da Alemanha, outros idiomas podem inventar um verbete totalmente diferente para falar do esporte ou adaptar com a pronúncia própria.

Fonte: super.abril.com.br

<< Voltar para seção "Curiosidades"

Como referenciar: "Existe uma palavra em comum em todas as línguas?" em Só Português. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2018. Consultado em 20/08/2018 às 12:28. Disponível na Internet em https://www.soportugues.com.br/secoes/curiosidades/Curiosidade_palavra_em_comum.php