Você está em Diversos > Curiosidades

Combinando cores

Quem não conhece a famosa camisa rubro-negra do Flamengo? Ou as camisas alvinegras do Corinthians, Santos, Botafogo e Atlético Mineiro?

É bastante comum, principalmente no meio esportivo, o uso de adjetivos para combinar duas cores.

Esses adjetivos normalmente são usados como apelidos dos clubes ou simplesmente para identificar as cores utilizadas em seus uniformes.

A seguir listamos os principais adjetivos utilizados, assim como exemplos de uniformes referentes a cada um deles. Observe que alguns utilizam elementos como "alvi" (do latim albus, que remete ao branco), "auri" (que remete a ouro, dourado, amarelo) e "rubro" (do latim ruber, rubrum, que significa vermelho, encarnado).

Adjetivo Cores Exemplo
rubro-negro vermelho e preto
rubro-celeste vermelho e azul
alvirrubro branco e vermelho
alvinegro branco e preto
alviceleste branco e azul
alviverde branco e verde
auriceleste amarelo (ou dourado) e azul
auriverde amarelo (ou dourado) e verde
aurirrubro amarelo (ou dourado) e vermelho
aurinegro amarelo (ou dourado) e preto
verde-rubro verde e vermelho

Perceba que, nos casos em que o prefixo termina por vogal e a palavra que se segue começa pelas consoantes r ou s, tais consoantes se dobram, como ocorre em alvirrubro.

Em algumas situações, como em rubro-negro e verde-rubro, precisamos utilizar o hífen, visto que temos uma composição de cores e as palavras "rubro", "negro" e "verde" possuem também um sentido independente.

<< Voltar para seção "Curiosidades"

Como referenciar: "Combinando cores (rubro-negro, alvirrubro, alviverde, etc)" em Só Português. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2021. Consultado em 19/09/2021 às 08:41. Disponível na Internet em https://www.soportugues.com.br/secoes/curiosidades/combinandoCores.php

Curso on-line do Só Português

Coleção completa das videoaulas do Só Português para assistir on-line + exercícios em PDF sobre todos os assuntos, com respostas. Clique aqui para saber mais e adquirir.