Você está em Diversos > Curiosidades

Não se engane nas festas de final de ano

Existem alguns termos da língua que, embora sejam bastante utilizados pela maioria das pessoas, provocam dúvidas no que se refere à grafia. Observe as palavras a seguir, todas relacionadas às festas de final de ano, e veja se você conhece a forma correta de escrevê-las:

Amigo-secreto ou amigo secreto?

A brincadeira na qual ocorre a famosa troca de presentes deve ser grafada com hífen. Para fazer referência a cada participante, o hífen não é necessário.

Exemplo:

O amigo-secreto da empresa será sexta-feira e o chefe é o meu amigo secreto.

Ano novo ou ano-novo?

Com hífen designa a celebração e o conjunto de festejos que acompanham a passagem do ano, o réveillon. Sem hífen significa literalmente um novo ano, aquele que se inicia.

Exemplos:

- O dia de ano-novo vai ser fantástico!
- O espumante é estourado no ano-novo.
- Feliz Natal e feliz ano-novo!

- Ao discursar no início de janeiro, o prefeito apontou suas prioridades para o ano novo: educação, saúde e pavimentação de estradas.
- Tomara que este ano novo seja melhor que o anterior.
- A empresa espera fechar muitos negócios neste ano novo.

Reveillon ou réveillon?

Escreve-se “réveillon”, ou seja, com acento no primeiro “e”. A palavra faz referência ao momento festivo que antecede a passagem do ano. De origem francesa, o termo “réveillon” é oriundo do verbo réveiller, que em português significa "despertar".

Exemplo:

Eu e minha família gostamos de passar o réveillon na praia.

Cidra ou sidra?

“Cidra”, com "c", é o fruto da cidreira. De sabor azedo, geralmente é usado no preparo de doces e compotas.

“Sidra”, com "s", é a bebida com que a maioria dos brasileiros celebra a chegada do ano-novo. Para produzi-la, utiliza-se suco fermentado de maçã.

Exemplo:

Vamos tomar sidra para comemorar a virada do ano!

<< Voltar para seção "Curiosidades"

Como referenciar: "Não se engane nas festas de final de ano" em Só Português. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2018. Consultado em 21/10/2018 às 19:22. Disponível na Internet em https://www.soportugues.com.br/secoes/curiosidades/fim_ano.php