Você está em Diversos > Curiosidades

Grafia de Nomes Próprios

Você sabia que os nomes próprios, como qualquer palavra da língua, estão sujeitos às regras ortográficas? E que existe uma forma considerada correta para se grafar esses nomes?

Na prática, apesar da vigência do Acordo Ortográfico de 1943, o cidadão pode portar o seu nome do modo como foi registrado. Além disso, muitos nomes registrados antes dessa data são escritos e aceitos à sua maneira.

A alteração do nome para a forma correta pode ser requerida ao Judiciário, em um processo relativamente simples. Esse recurso não se faz necessário quando o problema for simplesmente o acento gráfico: quem foi registrado sem o acento devido, ou com um acento desnecessário, pode corrigir por conta própria a grafia de seu nome, uma vez que não é um detalhe que prejudique a sua identificação civil em documentos. O acento não é levado em conta na caracterização do nome do indivíduo; por isso, o melhor é sempre acentuar de acordo com a regra de acentuação que estiver vigorando, independente do registro civil.

Observe alguns nomes próprios representados de acordo com a grafia oficial:

Aírton Baltasar Félix
Alcântara Cardoso Filipe
Ânderson César Heitor
Ângelo Elisa Helena
Antônio Ênio Inês
Artur Éverton Íris
Isidoro Lisa Natacha
Jacira Luís Priscila
Jéferson Luísa Rosângela
Juçara Luzia Sousa
Juscelino Marisa Taís
Lis Morais Teresa

<< Voltar para seção "Curiosidades"

Como referenciar: "Grafia de Nomes Próprios" em Só Português. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2018. Consultado em 20/04/2018 às 00:00. Disponível na Internet em https://www.soportugues.com.br/secoes/curiosidades/nomesProprios.php