Você está em Diversos > Curiosidades

Palavras usadas apenas no plural

Chamamos de pluralia tantum (expressão latina que significa "somente no plural") um substantivo usado exclusivamente na forma plural. Assim, não usamos uma variante singular para se referir a um único objeto. Veja alguns exemplos:

as condolências
as costas
as férias
as fezes
as núpcias
os arredores
os parabéns
os pêsames
os picles


Na verdade, como a marca do plural é sempre acrescentada a uma forma anterior, certamente esses substantivos têm ou tiveram uma forma singular, que deixou de ser empregada ao longo do tempo, por razões semânticas.

Em textos mais antigos, até podemos encontrar algumas ocorrências no singular, como parabém, pêsame, entre outras. Porém, atualmente estes substantivos são usados apenas no plural.

Outra línguas também possuem casos de pluralia tantum, como é o caso do inglês, com as palavras clothes ("roupa"), scissors ("tesoura") e pants ("calça").

<< Voltar para seção "Curiosidades"

Como referenciar: "Palavras usadas apenas no plural" em Só Português. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2018. Consultado em 12/12/2018 às 14:40. Disponível na Internet em https://www.soportugues.com.br/secoes/curiosidades/plurais.php