Décima Sexta Lição

Para memorizar textos ou discursos, selecione palavras-chave no texto.

1º Leia atentamente o texto, sublinhando as ideias principais de cada parágrafo.

2º Após esta leitura minuciosa, releia o que foi sublinhado e destaque os parágrafos principais, os quais realmente sejam uma síntese de todo texto.

3º Após determinar esses parágrafos, tente condensá-los entre uma ou duas palavras cada um, que contenham a ideia principal abordada. Estas serão as palavras-chave que ordenam as ideias contidas no texto.

Explicação

Ao memorizar, não adianta decorar palavra por palavra, pois caso você esqueça uma delas, correrá o risco de perder toda a frase e a seqüência. Toda fala ou discurso (falado ou escrito) que precisam ser apresentados, exigem a memorização das ideias a serem abordadas. Digamos que você será o orador de sua sala no dia de sua formatura. Imagine você esquecendo-se do texto, ou tendo que olhar no papel e esconder o rosto. Ou ainda: Imagine se as folhas voam e saem da ordem? O segredo para memorizar textos ou discursos é a utilização de palavras-chave, técnica que pode ser aplicada a qualquer assunto. Se o tema fosse sobre a situação econômica do Brasil, por exemplo,esta poderia ser a sua lista de palavras-chave:

- desemprego atual;

- fábricas fechando;

- planos do governo;

- criminalidade;

- protestos;

- miséria;

-alternativas.

Exercício

Selecione textos de jornais ou revistas, ou mesmo textos escolares (no máximo quatro páginas) e procure exercitar essa técnica.

  Índice  

Como referenciar: "Curso de Técnicas de Memorização - Décima Sexta Lição" em Só Português. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2019. Consultado em 21/07/2019 às 04:21. Disponível na Internet em https://www.soportugues.com.br/secoes/dicas/cursoLeitura/cursoLeitura17.php