Você está em Diversos > Neologismos e gírias

Neologismos e Gírias (parte 3)

Barão, Cabral, Conto Grande soma em dinheiro. Expressão criada na época que a cédula de valor mais alto no Brasil (1.000 Cruzeiros (Novos)) era com a efígie do Barão do Rio Branco. Durante o período do Cruzeiro (antigo) se usava o termo "Cabral", que hoje está em desuso. Na época do Mil-Réis se usava o termo "Conto" que se referia a cédula mais alta, do valor de 1000$000 (Um Conto de Réis). Os mais idosos ainda usam a expressão "Conto".
 
Barra-pesada (Pessoa, coisa ou lugar) com violência e drogas; com conteúdo para maiores de idade ou perigoso. Tradução do inglês hardcore.
 
Barraco Confusão.
 
Bater uma bóia ou filar uma bóia Comer.
 
Bater uma chepa ou um rango Comer.
 
Bater uma larica ou larica Vontade de comer, fome causada pelo uso de maconha.
 
Bebum ou bebo Alcoólatra, pessoa bêbada.
 
Bixo Calouro, estudante novato, antônimo de veterano.
 
Bizarro! Exclamação de espanto/estranheza, usada geralmente como resposta ao final de um relato. Pode equivaler a tosco.
 
Boca-mole, Boca-aberta Fofoqueiro.
 
Boca-aberta Pessoa descuidada.
 
Boiola Homossexual. Origem provável do candomblé.
 
Bolado Preocupado, Chateado. Ex.: "Fiquei bolado com o assalto." Constrangido, envergonhado. Ex.: "Depois que ela disse isso, todo mundo ficou bolado."
 
Braço O mesmo que sangue-bom.
 
Brega Pessoa sem noção do ridículo. Cafona, antigo, desajeitado, esquisito, fora do padrão, caipira, etc.
 
Busão Ônibus.

 

Como referenciar: "Neologismos e gírias" em Só Português. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2024. Consultado em 15/07/2024 às 02:02. Disponível na Internet em https://www.soportugues.com.br/secoes/girias/girias2.php

Curso on-line do Só Português

Coleção completa das videoaulas do Só Português para assistir on-line + exercícios em PDF sobre todos os assuntos, com respostas. Clique aqui para saber mais e adquirir.