Você está em Diversos > Notícias

Trem de letras: um museu do idioma em plena Estação da Luz

"A língua portuguesa, aqui no Brasil, está uma vergonha e uma miséria. Está descalça e despenteada. É preciso distendê-la, destorcê-la, obrigá-la a fazer ginástica, desenvolver-lhe músculos. Dar-lhe precisão, exatidão, agudeza, plasticidade, calado, motores. E é preciso refundi-la no tacho, mexendo muitas horas. " Quase 60 anos depois de Guimarães Rosa ter escrito essa frase em uma carta datada de 1947, finalmente surge uma "academia" para exercitar o português.

O primeiro museu dedicado à língua é a Estação da Luz da Nossa Língua, conhecido como Museu da Língua Portuguesa, com inauguração prevista para o mês de março, em São Paulo. Exposições temporárias e espaços fixos mostram a evolução do idioma - do latim às gírias modernas -, recuperando a etimologia das palavras e conferindo o merecido brilho à língua, exaltada na voz de falantes famosos como Chico Buarque e Zélia Duncan.

O primeiro andar do prédio é o espaço destinado às exposições. O museu conta ainda com auditório, galeria, telas e atrações interativas. Até o elevador, batizado de "Árvore da Língua", remete ao português. O projeto prevê ainda a capacitação de professores de literatura, artes, geografia, história e - claro - português.

PARA SABER MAIS
Museu da Língua Portuguesa
Inauguração: 21 de março
Estação da Luz - Praça da Luz, s/n°, São Paulo
Funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 18h
www.estacaodaluz.org.br

04/03/2006

Fonte: Revista Vida Simples - Março 2006