Você está em Diversos > Notícias

Língua Portuguesa celebra 800 anos em Lisboa

Comemora-se esta sexta-feira, dia 27 de junho, os 800 anos da língua portuguesa. O Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa, acolhe as celebrações, com um dia inteiro dedicado à cultura, leitura, dança, música e, sobretudo, partilha de experiências.

Na comemoração dos 800 anos da língua portuguesa destaca-se o lançamento às 13h, na Rosa dos Ventos, de 800 balões por 800 crianças, com mensagens e desenhos de artistas plásticos dos oito países da CPLP. Este é um momento emblemático que simboliza a expansão da língua portuguesa pelo mundo ao longo de oito séculos.

Pelas 12h terá início um recital de poesia no auditório do Padrão dos Descobrimentos, em que serão declamados 16 poemas dos 8 países de língua portuguesa.

A partir das 14h grupos de dança dos oito países da CPLP mostram o que de melhor o seu país tem ao som de um DJ. Das 19h até às 22h grupos de Bossa Nova, Morna e Samba apresentam concertos acústicos e intimistas.

O mais antigo documento oficial conhecido em língua portuguesa data de 27 de junho de 1214. Trata-se de um documento régio - o testamento do terceiro rei de Portugal, Dom Afonso II - arquivado na Torre do Tombo.

Para comemorar estes oito séculos, o Movimento 2014 - 800 anos da Língua Portuguesa aposta num dia com várias iniciativas, as quais vão reforçar o interesse cultural, pedagógico e até educativo de todos os participantes.

Nesta iniciativa colaboram todos os países da CPLP: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. A entrada é gratuita e as atividades decorrem ao longo de todo o dia.

27/06/2014

Fonte: www.portuguesdigital.com.br