Você está em Diversos > Notícias

Língua portuguesa em alta nos EUA

Governo diz que várias universidades norte-americanas manifestaram-se interessadas em estabelecer parcerias para a criação de cursos de Língua Portuguesa, área que tem "muito procura".

A secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação (SENEC), Teresa Ribeiro, disse que as direções das várias universidades que visitou no Massachusetts, onde residem importantes comunidades de portugueses, ficaram "muitíssimo interessados" com a possibilidade de se estabelecerem parcerias para o ensino de nível superior da língua portuguesa.

"Há uma grande apetência pela língua portuguesa. Queremos explorar outro tipo de parcerias. Visitamos o polo de Boston, da Universidade de Massachusetts, e ficaram muitíssimo interessados com eventuais parcerias que possamos estabelecer no futuro", disse Teresa Ribeiro.

A ideia, explicou, tem por base uma "nova estruturação" a uma oferta de cursos de Língua Portuguesa que respondam a novas necessidades, que, no seu entender, já não são apenas as acadêmicas estritas mas, pelo contrário, sejam mais dirigidas a quem precisa de aprender a língua porque quer, por exemplo, fazer negócios num país lusófono.

"Tudo isto com uma certificação agregada. Há a possibilidade de olharmos para novas ofertas de uma forma estruturada, através de parcerias com universidades norte-americanas. Eles dizem-nos que têm procura de pessoas para aprender português. Temos de estar preparados para isso", sublinhou.

Teresa Ribeiro indicou, por outro lado, que assinou dois protocolos de cooperação para promover a Língua Portuguesa nos Estados Unidos, um com o Bristol Community College, que conta com um lusocentro e uma biblioteca lusófona, e outro com o polo de Dartmoutth da Universidade de Massachusetts, onde existe um centro de estudos portugueses que, disse, está "muito avançado".

Neste polo, há também um vasto acervo sobre as culturas brasileira e cabo-verdiana, acrescentou Teresa Ribeiro, que está desde o início desta semana nos Estados Unidos para uma visita "multifacetada", com componentes ligadas às comunidades, com contatos políticos, promoção da língua portuguesa e vertente acadêmica.

"É uma visita muito multifacetada, integrando componentes muito diferentes, como a política. Tive um conjunto alargado de contatos no Departamento de Estado.

Outra dimensão foi a acadêmica, em particular com o MIT, que envolveu uma discussão com os que estão diretamente envolvidos no programa daquilo que é o MIT", sublinhou.

Teresa Ribeiro salientou que, na reunião no MIT, disse haver a necessidade de se fazerem "avaliações exigentes", tendo chamado a atenção de que o programa do Massachusetts Institut of Technology é "muitíssimo relevante para Portugal", onde é preciso apostar na investigação e na educação.

Outro aspecto foi a necessidade da avaliação do MIT ao próprio programa. Era bom que fosse incluída alguma avaliação de impacto sobre a economia em geral. Como é que o MIT, não apenas do ponto de vista da ciência, da produção de documentos científicos ou da atribuição de doutoramentos, etc, percebeu como os programas afetaram o tecido empresarial português.

10/06/2016

Fonte: www.tsf.pt

Curso on-line do Só Português

Coleção completa das videoaulas do Só Português para assistir on-line + exercícios em PDF sobre todos os assuntos, com respostas. Clique aqui para saber mais e adquirir.