Você está em Ajuda > Dicas de Português

Revisão de Textos (continuação)

A revisão textual costuma levar em conta os seguintes aspectos.

1- Estética

A estética está relacionada à aparência do texto. Os aspectos gráficos são importantes, pois proporcionam legibilidade aos textos. Veja a seguir os cuidados a serem tomados com textos manuscritos e impressos.

Texto Manuscrito

No ambiente escolar ou mesmo acadêmico, a forma mais usual de produzir um texto é escrevendo-o à mão. Para que o texto seja bem entendido pelos leitores, o autor deve tomar cuidado com:

a) Letra

Para ser eficiente na comunicação, a letra deve ser sempre legível, e não necessariamente "bonita". Caracterizam a letra ilegível:

Desenho - A maneira como se escrevem as letras faz parte de uma convenção social que deve ser respeitada. Argumentos do tipo: "Eu escrevo meu M assim", "Esse é o meu jeito de escrever o T", etc, são inaceitáveis. Existe um formato básico que admite pequenas variações individuais, as quais não podem fugir do padrão.

Espaçamento - Espaços muito grandes ou muito pequenos entre as letras de uma palavra podem torná-la ilegível.

Tamanho - A dificuldade de leitura de um texto manuscrito decorre muitas vezes do tamanho desproporcional das letras: ou se escrevem muito grandes, ou tão pequenas que não se consegue ler.

b) Indicação de parágrafo

Para indicar o começo do parágrafo, faz-se um ligeiro afastamento da margem esquerda. Nesse aspecto, os textos costumam apresentar dois tipos de problema: ausência do afastamento na primeira linha do parágrafo ou falta de uniformidade na indicação do início do parágrafo.

c) Margens

Procure manter um pequeno espaço à direita e à esquerda do papel, faça margens regulares e separe corretamente as sílabas.

d) Rasuras

A apresentação é o seu cartão de visitas. Um texto rabiscado pode causar no leitor uma impressão negativa. Para que o texto termine limpo e sem rasuras, é importante fazer todas as alterações que você julgar necessárias no rascunho.

Texto Impresso

Ao utilizar um processador de textos, num computador, você terá à disposição uma série de recursos gráficos. Assim, você poderá escolher a letra de acordo com a família ou estilo, o tipo e o tamanho.

a) Família ou Estilo

De acordo com o objetivo e o gênero do texto, escolhe-se a letra mais adequada. Normalmente, utiliza-se Times (Times New Roman).

b) Tipo

Em  cada família, encontram-se variações de tipo. Existem três tipos básicos. São eles:

Redondo: tipo de letra normal, encontrado em vários estilos. Ex.: casa

Itálico: letra inclinada (geralmente para a direita). Costuma ser empregada para dar ênfase a determinadas palavras ou expressões, para distinguir palavras estrangeiras, títulos de obras, etc. É conhecida também como grifo. Ex.: casa

Negrito: letra mais grossa que o normal. É empregada para realçar alguma palavra ou parte de um texto. Conhecida também como bold, é usada sobretudo em títulos e subtítulos. Ex.: casa

c) Tamanho

De acordo com o gênero, o portador de texto (jornal, revista, livro) e o realce que se pretende dar ao texto (ou parte dele) podem ser usadas letras em tamanhos diferentes. Em linguagem tipográfica, o tamanho de uma letra é chamado de corpo.

    

Como referenciar: "Revisão de textos - Estética" em Só Português. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2022. Consultado em 09/08/2022 às 01:46. Disponível na Internet em https://www.soportugues.com.br/secoes/revisao/revisao2.php

Curso on-line do Só Português

Coleção completa das videoaulas do Só Português para assistir on-line + exercícios em PDF sobre todos os assuntos, com respostas. Clique aqui para saber mais e adquirir.