Você está em Ajuda > Enriquecendo o vocabulário

Neófito

Neófito é alguém que começou recentemente em algo ou está em algum lugar pela primeira vez, um principiante. Por exemplo:

Neófito em disputas eleitorais, Donald Trump ganhou a eleição para presidente dos Estados Unidos.

Isso significa que Donald Trump é um novato em disputas eleitorais. Portanto, neófito diz respeito a algo novo, recém-admitido ou incorporado. A palavra neófito surge da junção dos termos gregos neo, que significa novo, e phytos, que é planta. A palavra grega neophytus corresponde ao que foi recentemente plantado.

Alguns estudos indicam que só na Idade Média a palavra assumiu este significado, pois antigamente designava alguém recém convertido ao cristianismo. Desde então o termo também foi usado para referir-se a um calouro associado um clube, confraria, religião, seita ou sociedade secreta. Por exemplo, na maçonaria, são chamados neófitos aqueles que estão nos degraus iniciais, antes de se tornarem aprendizes e entrarem efetivamente na ordem secreta. Veja outros exemplos:

Ele é um neófito na igreja.

Após um aprendizado que dura certo tempo, o neófito é autorizado a praticar o sacerdócio por si só.

Entre os sinônimos de neófito, existem as palavras aprendiz, novato, principiante ou ainda recém-batizado, recém-convertido, recém-admitido.

Na linguagem informal, usa-se a palavra neófito para falar de alguém que está começando a se interessar por um assunto, até como uma forma de distinção. Por exemplo, se você é um grande fã dos filmes da série "Guerra nas Estrelas" e seu amigo só assistiu aos filmes mais recentes da série, pode-se dizer que ele é um neófito no assunto.

Como referenciar: "Neófito - O que é?" em Só Português. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2019. Consultado em 23/05/2019 às 08:33. Disponível na Internet em https://www.soportugues.com.br/secoes/vocabulario/neofito.php