Você está em Ajuda > Dúvidas Frequentes

"Beringela" ou "Berinjela"?

Conforme o Dicionário Houaiss, encontra-se o registro dessa palavra com "g" desde a sua entrada na língua portuguesa. No entanto, a partir do século XX, constata-se que alguns vocabulários ortográficos e dicionários passam a consignar a grafia com j. Tal opção é usual no Brasil, ao passo que em Portugal emprega-se somente a grafia beringela. Assim, o Houaiss preferiu a forma beringela a berinjela, tendo em vista a origem da palavra e os seus primeiros registros na língua.

Na Wikipédia, você encontrará a seguinte definição:
A berinjela (português brasileiro) ou beringela (português europeu) é o fruto da planta Solanum melongena, uma solanaceae arbustiva, anual, originária da Índia, considerada de fácil cultivo nos trópicos, e que pertence à mesma família do pimentão.

Portanto, as duas formas são consideradas corretas, sendo beringela mais utilizada em Portugal e berinjela no Brasil. Insclusive, o VOLP (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa), da Academia Brasileira de letras, só registra a forma com "j", por ser mais usada no Brasil.

Outras dúvidas

"Prevalecido" ou "Provalecido"?

"Haja vista" ou "Haja visto"?

"Afim" ou "A fim"?

"Todo-poderosa" ou "Toda-poderosa"?

<< Voltar para seção "Dúvidas frequentes"

Como referenciar: ""Beringela" ou "Berinjela"?" em Só Português. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2018. Consultado em 12/12/2018 às 15:03. Disponível na Internet em https://www.soportugues.com.br/secoes/FAQresposta.php?id=102