Você está em Ajuda > Dúvidas Frequentes

"Siso" ou "ciso"?

A grafia correta da palavra é siso, com "s" no início. A palavra ciso, com "c" inicial, não existe.

O substantivo masculino siso é muito utilizado para identificar os dentes do siso, ou seja, os últimos quatro dentes molares que nascem já próximo da idade adulta. Exemplos:

Eu estava nervoso para fazer a cirurgia de extração do siso.

Será que dói para tirar os dentes do siso?

Você sabe por que esses dentes são chamados desta forma? É que a palavra siso indica também juízo e bom senso, sendo sinônimo de tino, razão, prudência, sensatez, entre outros. Veja alguns exemplos de uso da palavra siso com sentido de juízo:

Cláudio, você é muito novo e ainda não tem siso nenhum!

Suas atitudes revelam sua falta de siso.

Assim, fica mais fácil entender por que os dentes do siso são chamados dessa forma (em inglês, são chamados de wisdom teeth, “dentes da sabedoria”). Afinal, eles costumam nascer apenas quando a pessoa já está no fim da adolescência, quando, em tese, deveria "criar juízo".

Por que siso é escrito com "s"?

A escrita deve ser com "s" porque siso tem sua origem na palavra em latim sensus. Normalmente, o erro na escrita dessa palavra ocorre porque as consoantes s e c partilham o mesmo fonema quando seguidas da vogal i: si e ci têm a mesma pronúncia. Não existe, porém, regras que definam quando deve ser utilizado s ou c. A escolha está sempre ligada à etimologia da palavra.

Outras dúvidas

"Minidicionário" ou "mini-dicionário"?

Qual o plural de guarda-sol?

"República" ou "república"? Maiúscula ou minúscula?

"Vice-líder" ou "vice líder"?

<< Voltar para seção "Dúvidas frequentes"

Como referenciar: ""Siso" ou "ciso"?" em Só Português. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2024. Consultado em 25/04/2024 às 07:41. Disponível na Internet em https://www.soportugues.com.br/secoes/FAQresposta.php?id=114

Curso on-line do Só Português

Coleção completa das videoaulas do Só Português para assistir on-line + exercícios em PDF sobre todos os assuntos, com respostas. Clique aqui para saber mais e adquirir.