Você está em Ajuda > Dúvidas Frequentes

"Dia a dia" ou "dia-a-dia"? Com ou sem hífen?

O atual acordo ortográfico define que não deve ser usado o hífen em locuções substantivas, adjetivas, pronominais, adverbiais, prepositivas ou conjuncionais. Logo, a forma correta de escrita da expressão é dia a dia, sem hífen.

Antes do acordo ortográfico, as formas "dia a dia" e "dia-a-dia" existiam, sendo que o hífen era usado para destacar funções diferentes: quando tinha sentido de cotidiano (substantivo), usava-se hífen; quando tinha sentido de diariamente (advérbio), o hífen não era usado.

Logo, na hora de escrever essa expressão, esqueça o hífen. Exemplos:

 O funcionário melhora dia a dia os seus resultados.

 André contou um pouco do seu dia a dia.

 Dia a dia vai melhorando a saúde do paciente.

 O dia a dia do profissional de vendas é bastante cansativo.

 No ambiente corporativo, convivemos dia a dia com muitos conflitos.

Não use crase

Nunca escreva "dia à dia". Não ocorre crase em expressões com palavras repetidas, quer sejam palavras masculinas ou femininas. Ou seja, assim como "dia a dia", "passo a passo", "cara a cara" e "frente a frente" são exemplos de expressões sem crase.

Outras dúvidas

"Autoconsciência" ou "auto-consciência"?

"Meio-dia e meio" ou "Meio-dia e meia"?

"Pós-cirúrgico" ou "pós cirúrgico"?

"Autoanálise" ou "auto-análise"?

<< Voltar para seção "Dúvidas frequentes"

Como referenciar: ""Dia a dia" ou "dia-a-dia"? Com ou sem hífen?" em Só Português. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2024. Consultado em 26/04/2024 às 15:02. Disponível na Internet em https://www.soportugues.com.br/secoes/FAQresposta.php?id=117

Curso on-line do Só Português

Coleção completa das videoaulas do Só Português para assistir on-line + exercícios em PDF sobre todos os assuntos, com respostas. Clique aqui para saber mais e adquirir.