Você está em Ajuda > Dúvidas Frequentes

"Podia" ou "poderia"?

Ambas as formas existem, porém pertencem a tempos verbais diferentes. Na linguagem falada, é bastante comum as pessoas dizerem "podia" ao invés "poderia", até por ser uma palavra mais simples. O mesmo ocorre com “devia” e “deveria”. No entanto, observe na tabela a que tempo verbal cada forma está associada.


Conjugação realizada pelo conjugador de verbos

A forma "podia" pertence ao pretérito imperfeito do modo indicativo, que designa um fato passado mas não terminado, dando ideia de continuidade, de um processo que no passado era constante. Por exemplo:

Naquela época os estádios eram mais seguros, eu podia ir em todos os jogos do meu time.

A forma "poderia" faz parte do futuro do pretérito do indicativo e exprime dúvida, probabilidade, suposição sobre fatos passados. Por exemplo:

Se ele tivesse estudado mais, poderia ter passado no concurso.

Outras dúvidas

"Todo" ou "Todo o"?

"Acerca de", "A cerca de" ou "Há cerca de"?

"Porta-moedas" ou "porta moedas"?

"Tricampeão" ou "Tri-campeão"?

<< Voltar para seção "Dúvidas frequentes"

Como referenciar: ""Podia" ou "poderia"?" em Só Português. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2024. Consultado em 19/04/2024 às 19:38. Disponível na Internet em https://www.soportugues.com.br/secoes/FAQresposta.php?id=125

Curso on-line do Só Português

Coleção completa das videoaulas do Só Português para assistir on-line + exercícios em PDF sobre todos os assuntos, com respostas. Clique aqui para saber mais e adquirir.