Você está em Ajuda > Dúvidas Frequentes

"Reescrever", "rescrever" ou "re-escrever"?

O uso do prefixo "re-" causa dúvidas em muitas pessoas, principalmente no que diz respeito ao uso do hífen e se deve haver alguma letra suprimida ou acrescida, dependendo da palavra.

No caso da palavra reescrever e de todas as outras cuja letra "e" está no início da palavra prefixada, devemos manter os dois (ee), o do prefixo e o que está no início da palavra prefixada. Logo, o correto é:

re + escrever = reescrever
re + estruturar = reestruturar
re + erguer = reerguer

Nunca usamos hífen para ligar o prefixo "re-" à palavra a que ele se associa. No entanto, caso a palavra prefixada inicie por r, s ou h, existem outras regras, que podem ser conferidas no seguinte texto:

O uso do prefixo "re-"

Outras dúvidas

"Quebra-cabeça" ou "quebra cabeça"? Tem hífen?

"Para-brisa" ou "parabrisa"?

"Todo-poderosa" ou "Toda-poderosa"?

"Porta-lápis" ou "porta lápis"?

<< Voltar para seção "Dúvidas frequentes"

Como referenciar: ""Reescrever", "rescrever" ou "re-escrever"?" em Só Português. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2024. Consultado em 23/04/2024 às 13:27. Disponível na Internet em https://www.soportugues.com.br/secoes/FAQresposta.php?id=127

Curso on-line do Só Português

Coleção completa das videoaulas do Só Português para assistir on-line + exercícios em PDF sobre todos os assuntos, com respostas. Clique aqui para saber mais e adquirir.