Você está em Ajuda > Dúvidas Frequentes

"Para-lama" ou "paralama"?

Embora muitas pessoas escrevam a palavra sem hífen (paralama), ela está errada. A forma correta de escrita é para-lama, com hífen.

O para-lama é parte da carroceria de um veículo, é um anteparo recurvado que fica sobre as rodas para proteção contra respingos de água, lama ou detritos. Veja alguns exemplos de frases:

  Naquela estrada havia muito barro, sujou bastante os meus para-lamas.

 Acho que a roda do meu carro passou por uma pedrinha, pois ouvi o barulho dela batendo no para-lama.

Se para-lama tem hífen, por que paraquedas não?

O Acordo Ortográfico retirou o hífen de para-quedas e para-quedista, com a justificativa de que a noção de composição destes termos já foram perdidas.

No Brasil, o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP) registra apenas a palavra para-lama, não a enquadrando portanto na mesma regra de paraquedas.

Sobre o acento diferencial (para x pára)

É importante lembrar que o Acordo Ortográfico aboliu o acento agudo diferencial utilizado na forma verbal pára do verbo parar. Assim, devemos usar sempre o prefixo "para", sem acento.

Outras dúvidas

"Porta-lápis" ou "porta lápis"?

"Pan-americano" ou "panamericano"?

"Pós-datado" ou "pós datado"?

"Supra" e o hífen

<< Voltar para seção "Dúvidas frequentes"

Como referenciar: ""Para-lama" ou "paralama"?" em Só Português. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2019. Consultado em 17/11/2019 às 19:07. Disponível na Internet em https://www.soportugues.com.br/secoes/FAQresposta.php?id=137