Você está em Ajuda > Dúvidas Frequentes

"Fruta" ou "fruto"?

Ambas as palavras existem, mas possuem significados diferentes. Fruta é um termo popular, usado para identificar frutos que normalmente possuem sabor adocicado e são comestíveis. Como exemplo de frutas, podemos citar: abacaxi, ameixa, amora, banana, goiaba, melancia e laranja.

Fruto é um termo botânico, que consiste no ovário maduro da flor das angiospermas. Após o processo de fecundação, o ovário da flor desenvolve-se e forma o fruto, que tem como função proteger as sementes e auxiliar na dispersão delas.

É importante observar que nem toda fruta é um fruto. Ou seja, apesar de se originarem da flor, nem todas as frutas se desenvolvem a partir do ovário, visto que podem vir de outras partes da flor (neste caso, são chamadas de pseudofrutos, como é o caso do morango, por exemplo).

O contrário também é verdadeiro, ou seja, nem todo fruto é uma fruta. É o que ocorre com o tomate, que se desenvolve a partir do ovário da flor, sendo portanto um fruto verdadeiro. Por não ser adocicado, não costuma ser popularmente chamado de fruta, assim como a berinjela, o pepino, o pimentão e a abobrinha, que são todos frutos.

A palavra fruto se origina de fructus, significando "direito de receber e guardar como propriedade os frutos produzidos por alguma coisa, gozo desses frutos, proveito, colheita".

Outras dúvidas

"Micro" e o hífen

"Semirrígido" ou "semi-rígido"?

"Gasto" ou "gastado"? Quando usar cada um?

"Contrarregra" ou "contra-regra"?

<< Voltar para seção "Dúvidas frequentes"

Como referenciar: ""Fruta" ou "fruto"?" em Só Português. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2024. Consultado em 15/07/2024 às 02:27. Disponível na Internet em https://www.soportugues.com.br/secoes/FAQresposta.php?id=399

Curso on-line do Só Português

Coleção completa das videoaulas do Só Português para assistir on-line + exercícios em PDF sobre todos os assuntos, com respostas. Clique aqui para saber mais e adquirir.