Você está em Ajuda > Dúvidas Frequentes

"Paralímpico", "paraolímpico" ou "para-olímpico"?

Apesar de ser uma questão que provoca polêmica, a palavra paralímpico vem sendo mais usada no meio esportivo, fato linguisticamente condenável por muitos gramáticos. No entanto, esta palavra ainda não consta no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP), que registra apenas a forma paraolímpico, sem a supressão da vogal "o".

O Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), que era assim chamado desde sua fundação em 1995, anunciou um ano antes dos jogos do Rio de Janeiro (2016) que estava trocando de nome “para se alinhar mundialmente aos demais países”. Assim, tornou-se oficialmente Comitê Paralímpico Brasileiro.

Portanto, existe a tendência de que em breve seja oficializada a palavra paralímpico, embora pareça soar errado em nosso idioma.

Os jogos paraolímpicos ou paralímpicos são aqueles destinados a atletas com vários graus de deficiência, realizados de quatro em quatro anos, depois dos jogos olímpicos. Veja exemplos de frases envolvendo as duas grafias:

 Fernando participou da paralimpíada e ganhou a medalha de ouro na natação.

 Carlos é o atleta paraolímpico que obteve o melhor tempo na prova de atletismo.

Origem da palavra

A palavra paraolímpico foi formada a partir da junção do prefixo de origem grega para (de paraplegia) com o adjetivo olímpico. No entanto, o Comitê Paralímpico Internacional prefere enfatizar um outro sentido de "para", indicando proximidade, semelhança:

"A palavra ‘paralímpico’ deriva da preposição grega ‘para’ (ao lado) e da palavra olímpico. Significa que os Jogos Paralímpicos se realizam paralelamente aos Olímpicos e ilustra o modo como os dois movimentos existem lado a lado."

Outras dúvidas

"Paraquedas" ou "para-quedas"?

"Semirreta" ou "semi-reta"?

"Currículos" ou "Curricula"?

"Cidra" ou "sidra"?

<< Voltar para seção "Dúvidas frequentes"

Como referenciar: ""Paralímpico", "paraolímpico" ou "para-olímpico"?" em Só Português. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2024. Consultado em 25/04/2024 às 10:43. Disponível na Internet em https://www.soportugues.com.br/secoes/FAQresposta.php?id=139

Curso on-line do Só Português

Coleção completa das videoaulas do Só Português para assistir on-line + exercícios em PDF sobre todos os assuntos, com respostas. Clique aqui para saber mais e adquirir.