Você está em Ajuda > Dúvidas Frequentes

"Pré" e o hífen

O prefixo pré- tem origem latina e exprime a ideia de anterioridade, antecipação.

Quando for tônico e com significado próprio, sempre deve ser seguido por hífen. É relativamente simples identificar quando isso ocorre, pois nesses casos o prefixo é escrito com acento agudo. Acompanhe os exemplos:

pré-adolescência
pré-ajustado
pré-cirúrgico
pré-colonial
pré-cozido
pré-comunhão
pré-datado
pré-eleitoral
pré-escolar
pré-fabricado
pré-história
pré-inaugural
pré-modernismo
pré-molar
pré-natal
pré-nupcial
pré-operatório
pré-venda

Obs.: se o prefixo não for autônomo, não haverá hífen. Isso ocorre quando o prefixo se apresenta como átono, isto é, sem autonomia fonética. Assim, não aparece acompanhado do hífen e não recebe acento gráfico.

Exemplos: predeterminado, prefácio, prever, prefixo, preliminar, pressupor, preconceito, preexistente, prenome, premonição.

Casos de dupla grafia

Em alguns casos, as pessoas não conseguem distinguir facilmente entre a pronúncia do "e" aberto e do "e" fechado, como nas palavras preanunciar, preaquecer, precitado, precondição e preestabelecer, embora todas elas sejam escritas sem hífen e sem acento.

Inclusive, dependendo da região do Brasil, pode haver uma predominância do timbre aberto, o que leva as pessoas a usarem o pré tônico e cometerem erros na escrita (como em "pré-estabelecer", que é uma grafia errada).

Em virtude dessa ambivalência, o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa VOLP já registra duas grafias em alguns casos:

- pré-eleito e preeleito
- pré-embrião e preembrião
- pré-demarcar e predemarcar
- pré-requisito e prerrequisito

Nesses exemplos, ambas as palavras apresentadas são aceitas.

Outras dúvidas

"Duas vezes maior" é o mesmo que o dobro?

"Porta" e o hífen

"Haja vista" ou "Haja visto"?

"Para-lama" ou "paralama"?

<< Voltar para seção "Dúvidas frequentes"

Como referenciar: ""Pré" e o hífen" em Só Português. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2019. Consultado em 21/10/2019 às 22:26. Disponível na Internet em https://www.soportugues.com.br/secoes/FAQresposta.php?id=229