Você está em Ajuda > Dúvidas Frequentes

"Pró" e o hífen

O prefixo pró- tem origem latina e exprime as ideias de "diante de", "sobre", "a favor de", "segundo", "conforme".

Quando for tônico e com significado próprio, sempre deve ser seguido por hífen. É relativamente simples identificar quando isso ocorre, pois nesses casos o prefixo é escrito com acento agudo. Acompanhe os exemplos:

pró-africano
pró-americano
pró-arte
pró-democracia
pró-europeu
pró-germânico
pró-labore
pró-ocidental
pró-reitor
pró-socialista
pró-soviético
pró-vida

Obs.: se o prefixo não for autônomo, não haverá hífen. Isso ocorre quando o prefixo se apresenta como átono, isto é, sem autonomia fonética. Assim, não aparece acompanhado do hífen e não recebe acento gráfico.

Exemplos: propor, progredir, promover, prover, pronome, procedente, pronunciar.

Caso de dupla grafia

No caso das palavras proativo e pró-ativo, ambas são aceitas segundo o Vocabulário Oficial da Língua Portuguesa (VOLP). Isso ocorre porque a palavra tem duas origens distintas na sua formação. A primeira é a integração à língua portuguesa por meio de um neologismo originado do vocábulo inglês proactive. A outra está relacionada ao processo comum explicado acima, onde ocorre a combinação do prefixo tônico pró- com o adjetivo "ativo".

Quanto à palavra proatividade, O VOLP registra apenas a forma sem hífen. Assim, é preferível optar por escrever proatividade.

Outras dúvidas

"Descabelado" ou "escabelado"?

"A ponto de" ou "Ao ponto de"

"Microrregião" ou "micro-região"?

"Proativo" ou "pró-ativo"?

<< Voltar para seção "Dúvidas frequentes"

Como referenciar: ""Pró" e o hífen" em Só Português. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2024. Consultado em 26/04/2024 às 07:33. Disponível na Internet em https://www.soportugues.com.br/secoes/FAQresposta.php?id=230

Curso on-line do Só Português

Coleção completa das videoaulas do Só Português para assistir on-line + exercícios em PDF sobre todos os assuntos, com respostas. Clique aqui para saber mais e adquirir.