Você está em Ajuda > Dúvidas Frequentes

"Micro-organismo" ou "microrganismo"?

O falso prefixo micro-, após a reforma ortográfica, passou a ser separado do segundo elemento por hífen somente nos casos em que este inicia por "o" ou "h".

Assim, sabemos que escrever micro-organismo, com hífen, é correto. Porém, a forma microrganismo também é aceita e consta no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP).

Logo, em alguns casos, quando o prefixo termina com a mesma vogal que inicia o segundo elemento, como em "micro-organismo" e "tele-entrega", muitas pessoas costumam suprimir uma dessas vogais e escrever a palavra sem hífen: "microrganismo" e "telentrega". São formas também aceitas como corretas.

Observe, porém, que esta regra nem sempre é válida, como é o caso de "micro-ônibus" ou "micro-ondas", já que as palavras "ônibus" e "ondas" têm a sílaba tônica justamente no "o". Logo, seria errado dizer "micrônibus" ou "microndas".

Acompanhe os exemplos.

- Micro-organismos são organismos que só podem ser vistos ao microscópio.

- A importância dos micro-organismos no meio ambiente é muito grande.

- Os microrganismos são parte importante do ecossistema do planeta Terra.

Veja outros exemplos de uso do prefixo micro- em nossa explicação "Micro" e o hífen.

Outras dúvidas

"Meia-volta" ou "meia volta"?

"Semi" e o hífen

Discurso direto e indireto

"Hilaridade" ou "Hilariedade"?

<< Voltar para seção "Dúvidas frequentes"

Como referenciar: ""Micro-organismo" ou "microrganismo"?" em Só Português. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2024. Consultado em 25/04/2024 às 21:11. Disponível na Internet em https://www.soportugues.com.br/secoes/FAQresposta.php?id=285

Curso on-line do Só Português

Coleção completa das videoaulas do Só Português para assistir on-line + exercícios em PDF sobre todos os assuntos, com respostas. Clique aqui para saber mais e adquirir.