Você está em Ajuda > Dúvidas Frequentes

"Meio", "meia" e o hífen

A palavra "meio" pode ser adjetivo, advérbio ou fazer parte de um substantivo composto. Somente neste último caso é que devemos usar o hífen, ou seja, quando os dois elementos realmente formarem um conjunto indissociável. Veja alguns exemplos de substantivos compostos que levam hífen. Perceba que "meio" flexiona conforme o substantivo.

- meia-calça
- meia-direita
- meia-entrada
- meia-estação
- meia-idade
- meia-luz
- meia-noite
- meia-tigela
- meia-volta
- meio-busto
- meio-campista
- meio-campo
- meio-dia
- meio-fio
- meio-irmão
- meio-tempo
- meio-termo
- meio-tom

Observe que as palavras acima constituem unidades semânticas, com um sentido particular que transcende o sentido de cada um dos elementos que as formam. Por isso, são grafadas com hífen.

Atenção: não confunda os exemplos acima com a expressão "meio ambiente", que não é uma palavra composta, portanto não possui hífen. São analisadas separadamente a palavra meio e a palavra ambiente. É o mesmo caso de outras expressões, como "meio exterior", "meio geográfico", "meio social", etc.

Já quando "meio" for usado como adjetivo ou advérbio, também não ocorre o hífen. Veja alguns exemplos com adjetivos, onde o significado é de "metade":

- A viagem de João durou meio mês.
- Ganhei de brinde meia porção de calabresa.
- Deixei na cozinha meia pizza para você jantar.

Quando usado como advérbio, "meio" significa "um tanto, um pouco, quase", acompanha um adjetivo e fica invariável:

- Ela está meio cansada hoje.
- As portas ficaram meio abertas.
- Meus sobrinhos são meio ingênuos.

Outras dúvidas

"Troféis" ou "Troféus"?

"Autocontrole" ou "auto-controle"?

"Eminente" ou "Iminente"?

"Arco-íris" e o hífen

<< Voltar para seção "Dúvidas frequentes"

Como referenciar: ""Meio", "meia" e o hífen" em Só Português. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2024. Consultado em 25/04/2024 às 02:07. Disponível na Internet em https://www.soportugues.com.br/secoes/FAQresposta.php?id=329

Curso on-line do Só Português

Coleção completa das videoaulas do Só Português para assistir on-line + exercícios em PDF sobre todos os assuntos, com respostas. Clique aqui para saber mais e adquirir.