Você está em Ajuda > Dúvidas Frequentes

"Telentrega" ou "tele-entrega"?

Após a reforma ortográfica, o hífen passou a ser utilizado quando a palavra for formada por um prefixo terminado em vogal e a palavra seguinte iniciar pela mesma vogal. Portanto, já sabemos que é correto escrever tele-entrega.

Porém, em alguns casos particulares, como em "tele-entrega" e "tele-educação", muitas pessoas costumam suprimir um "e" e escrever a palavra sem hífen: "telentrega" e "teleducação". São formas também aceitas como corretas.

Esta regra nem sempre é válida, como é o caso de "micro-ônibus" ou "micro-ondas", já que as palavras "ônibus" e "ondas" têm a sílaba tônica justamente no "o". Logo, seria errado dizer "micrônibus" ou "microndas". Já para a palavra "micro-organismo", podemos escrever sem problemas "microrganismo".

Veja alguns exemplos de frases:

- Quem nunca ficou na dúvida na hora de pedir tele-entrega de comida?

- Em São Paulo existem ótimas opções de telentrega de comidas sem glúten.

Para saber quando usar o hífen com o prefixo tele-, consulte nossa explicação em "Tele" e o hífen.

Outras dúvidas

"Semianalfabeto" ou "semi-analfabeto"?

"Extrajudicial" ou "extra-judicial"?

"Retro" e o hífen

"Esse" ou "Este"?

<< Voltar para seção "Dúvidas frequentes"

Como referenciar: ""Telentrega" ou "tele-entrega"?" em Só Português. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2024. Consultado em 19/04/2024 às 15:30. Disponível na Internet em https://www.soportugues.com.br/secoes/FAQresposta.php?id=160

Curso on-line do Só Português

Coleção completa das videoaulas do Só Português para assistir on-line + exercícios em PDF sobre todos os assuntos, com respostas. Clique aqui para saber mais e adquirir.