Você está em Ajuda > Dúvidas Frequentes

"A quiche" ou "o quiche"?

A palavra quiche, de origem francesa, no Brasil é considerada um substantivo de dois gêneros. Assim, podemos dizer "a quiche", "o quiche", "uma quiche" ou "um quiche".

Embora em Portugal, assim como na própria língua francesa, quiche seja um substantivo feminino, no Brasil é diferente. É o mesmo caso de "omelete". Desde o surgimento desses neologismos, a maioria das pessoas usava a forma masculina: “um quiche” e “um omelete”.

Assim, o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP) da Academia Brasileira de Letras, além dos principais dicionários, passaram a trazer "quiche" (e "omelete", entre outros) como substantivo de dois gêneros. Exemplos:

- A quiche é uma torta salgada que se pode enriquecer com vários ingredientes.

- Minha mãe preparou um quiche de legumes muito saboroso.

Outras dúvidas

"Ex-prefeito" ou "ex prefeito"?

"Telepizza" ou "tele-pizza"?

Pé de moleque não tem hífen?

"Macro" e o hífen

<< Voltar para seção "Dúvidas frequentes"

Como referenciar: ""A quiche" ou "o quiche"?" em Só Português. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2024. Consultado em 26/04/2024 às 19:43. Disponível na Internet em https://www.soportugues.com.br/secoes/FAQresposta.php?id=363

Curso on-line do Só Português

Coleção completa das videoaulas do Só Português para assistir on-line + exercícios em PDF sobre todos os assuntos, com respostas. Clique aqui para saber mais e adquirir.