Você está em Ajuda > Dúvidas Frequentes

"On-line" ou "online"?

De acordo com alguns dicionários e com o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP), da Academia Brasileira de Letras, a grafia correta da palavra é "on-line", com hífen.

No entanto, é amplamente aceito escrever "online", tudo junto. Em inglês, idioma de origem do termo, a grafia "online" é considerada certa, de acordo com os dicionários de língua inglesa. Quando a palavra surgiu, com o surgimento dos computadores pessoais e da Internet, a escrita original era "on-line", com o hífen, mas a forma acabou caindo em desuso.

No português, a palavra "on-line" é usada na sua forma original em inglês. Por ser um estrangeirismo, deve ser escrita em itálico ou entre aspas.

O termo "on-line" significa estar conectado direta ou remotamente a um computador e pronto para uso, ou estar em conexão com sistemas de processamento e/ou transmissão de dados. Logo, é sinônimo de acessível, conectado, disponível, em conexão, em linha, em rede, na Internet, entre outras. Exemplos:

- Participei hoje de uma reunião on-line com meus colegas.
- As inscrições para o concurso devem ser feitas on-line.
- Amanhã à noite estarei on-line para conversarmos no chat.

O antônimo da palavra "on-line" é "off-line". Exemplo:

- Eu estou on-line, mas ela está off-line.

Outras dúvidas

"Pré-cozido" ou "pré cozido"?

"Pré-cirúrgico" ou "pré cirúrgico"?

"Entubado" ou "intubado"?

"Bio" e o hífen

<< Voltar para seção "Dúvidas frequentes"

Como referenciar: ""On-line" ou "online"?" em Só Português. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2020. Consultado em 27/11/2020 às 08:27. Disponível na Internet em https://www.soportugues.com.br/secoes/FAQresposta.php?id=368

Divirta-se com o LOBIS HOMEM

Produtos de quando CORONA era motivo de alegria

O sonho de ser cantor