Você está em Ajuda > Dúvidas Frequentes

"Banguela" ou "banguelo"?

Se você consultar o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP), verá que as duas palavras existem e são aceitas na língua portuguesa. No entanto, apesar de ambas estarem corretas, a forma "banguela" é usada de maneira mais formal, pois a palavra "banguelo" é um regionalismo brasileiro, usado apenas para o sexo masculino.

Ou seja, embora o termo "banguelo" apareça em alguns dicionários como expressão popular, o vocábulo que está de acordo com a norma culta é "banguela".

Banguela é um adjetivo de dois gêneros, ou seja, apresenta sempre a mesma forma, seja para o gênero feminino ou masculino. Exemplos:

- O homem levou um soco na cara e ficou banguela, perdeu 3 dentes.

- Meu cachorro ficou banguela, pois a veterinária precisou arrancar alguns dos seus dentes.

- Desde criança ela é banguela, pois as cáries destruíram parte da sua dentição.

Existe ainda a expressão popular "na banguela", que significa descer uma via com o motor do carro desligado ou em ponto morto a fim de fazer economia de combustível. Exemplo:

- Moro no final de uma ladeira. Todo o dia chego em casa só na banguela.

Outras dúvidas

"Autoconhecimento" ou "auto-conhecimento"?

"Pré-molar" ou "pré molar"?

"Afim" ou "A fim"?

"Suador" ou "Suadouro"?

<< Voltar para seção "Dúvidas frequentes"

Como referenciar: ""Banguela" ou "banguelo"?" em Só Português. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2022. Consultado em 28/05/2022 às 01:05. Disponível na Internet em https://www.soportugues.com.br/secoes/FAQresposta.php?id=377

Curso on-line do Só Português

Coleção completa das videoaulas do Só Português para assistir on-line + exercícios em PDF sobre todos os assuntos, com respostas. Clique aqui para saber mais e adquirir.