Você está em Ajuda > Dúvidas Frequentes

Milho-verde tem hífen?

O uso da palavra "milho-verde" (com hífen) e do termo "milho verde" (sem hífen) é bastante comum no dia a dia. O Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp) registra a palavra milho-verde, com hífen. Observe os exemplos:

- Aprendi a fazer panquecas de milho-verde sem glúten e lactose.

- Seu bolo de milho-verde foi um dos melhores que já comi.

- Você sabia que a pamonha é preparada com milho-verde ralado?

- Para esta receita você irá precisar de 10 espigas de milho-verde.

O plural de milho-verde é milhos-verdes.

Observe que o elemento "verde" não diz respeito à cor dos grãos do milho, que na verdade são amarelos. Estamos nos referindo a uma variedade do milho, que é colhida antes de ficar madura. Logo, é importante lembrar que as regras de uso do hífen estabelecem que:

"Emprega-se o hífen nas palavras compostas que designam espécies botânicas e zoológicas, estejam ou não ligadas por preposição ou qualquer outro elemento."

O milho é um cereal do gênero botânico Zea, da espécie Zea mays, designada popularmente como "milho-verde", estando classificado como integrante do reino Plantae. Assim, podemos justificar o uso do hífen para identificar a referida variedade.

E quanto ao termo "milho verde", sem hífen?

Se você pesquisar na Internet ou simplesmente olhar nos supermercados, verá que o termo "milho verde", sem hífen, aparece com bastante frequência. Inclusive, ao observar os enlatados disponíveis para venda, percebemos que a maioria dos fabricantes não utiliza o hífen.

Neste caso, o "verde" assume o papel de um simples adjetivo, o qual pode assumir diferentes significados, entre os quais:
- que tem a cor da relva
- que ainda não amadureceu
- que respeita a qualidade não poluente de um produto
- fresco, não salgado

Ou seja, a grafia do termo proporciona certa ambiguidade, embora já exista um conhecimento popular de que a cor do milho não é verde. Assim, a leitura que deve ser feita pelo cliente é que está comprando um milho ainda verde, isto é, colhido antes da sua maturação, para ficar adequado ao consumo. Veja exemplos de frases neste sentido:

- O ideal é consumir o milho verde, pois após amadurecer ele fica muito rígido.

- Para o grão ficar mais macio, o ideal é colher o milho verde.

- Com o milho verde eu faço excelentes bolos. O milho maduro eu uso apenas para fazer pipoca.

Por fim, em relação à cor dos grãos do milho, eles são verdes apenas quando a espiga começa a se formar, ou seja, nas primeiras etapas do desenvolvimento do milho. Depois, ficam amarelos, como estamos acostumados a ver. Então, se fizermos menção a esta etapa do desenvolvimento do cereal, aí podemos usar o adjetivo verde como referência à cor do mesmo. Exemplos:

- Você sabia que quando a espiga nasce temos o grão do milho verde?

- Eu vi o milho verde quando a espiga nasceu.

Veja também: Por que o milho-verde é amarelo?

Outras dúvidas

"Por isso" ou "Porisso"?

"Meia-idade" ou "meia idade"?

"Megaimportante" ou "mega-importante"?

"Senão" ou "Se não"?

<< Voltar para seção "Dúvidas frequentes"

Como referenciar: "Milho-verde tem hífen?" em Só Português. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2024. Consultado em 14/06/2024 às 22:14. Disponível na Internet em https://www.soportugues.com.br/secoes/FAQresposta.php?id=397

Curso on-line do Só Português

Coleção completa das videoaulas do Só Português para assistir on-line + exercícios em PDF sobre todos os assuntos, com respostas. Clique aqui para saber mais e adquirir.