Você está em Ajuda > Dúvidas Frequentes

"Direito" ou "direito"? Maiúscula ou minúscula?

Em regra geral, o emprego da letra inicial minúscula é facultativo nos nomes que designam domínios de saber, cursos e disciplinas. No entanto, quando houver possibilidade de interpretação dúbia, recomenda-se o uso de inicial maiúscula para maior clareza. É o caso das palavras Direito e direito. Observe a diferença:

- Eu faço Direito.
- Eu faço direito.

Na primeira frase, usamos a letra inicial maiúscula para fazer referência ao curso de Direito, enquanto na segunda frase temos a ideia de algo feito de forma correta, bem feita. Outros exemplos:

- A universidade divulgou seu novo curso de Direito no Maranhão.

- Simone e Rosângela são formadas em Direito.

- Finalmente fui aprovado, vou cursar Direito.

- Aquele programa oferece duas bolsas de estudo para Direito.

A palavra direito também pode ter vários outros significados, casos em que deve ser utilizada com inicial minúscula. Exemplos:

- Você tem o direito de permanecer calado.

- Eu gosto de dormir do lado direito da cama.

- Não quero mais sua ajuda, pois você não faz nada direito.

- Peço que você fale mais alto, pois não estou escutando direito.

Já para outras áreas do saber, se não ocorrer ambiguidade, pode-se usar a inicial maiúscula ou minúscula da mesma forma, como em arquitetura (ou Arquitetura), geografia (ou Geografia), história (ou História), medicina (ou Medicina), etc.

Outras dúvidas

"Eminente" ou "Iminente"?

"Edredom" ou "edredon"?

"Tira-dúvidas" ou "tira dúvidas"?

"Aterrizar" ou "Aterrissar"?

<< Voltar para seção "Dúvidas frequentes"

Como referenciar: ""Direito" ou "direito"? Maiúscula ou minúscula?" em Só Português. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2024. Consultado em 29/04/2024 às 15:47. Disponível na Internet em https://www.soportugues.com.br/secoes/FAQresposta.php?id=407

Curso on-line do Só Português

Coleção completa das videoaulas do Só Português para assistir on-line + exercícios em PDF sobre todos os assuntos, com respostas. Clique aqui para saber mais e adquirir.