Você está em Ajuda > Dúvidas Frequentes

"Menas" não existe! Entenda o porquê.

A palavra “menas” não existe na norma culta da língua portuguesa. Ela é considerada um erro de concordância, bastante comum na fala popular, mas não aceita em contextos formais, como textos acadêmicos, jornalísticos ou jurídicos.

A confusão acontece porque "menos" é invariável, ou seja, não muda de forma no plural nem no feminino. Sempre será menos, independentemente do substantivo que acompanha. Logo, o correto é:

menos pessoas, menos alunos, menos mulheres, menos dinheiro

Muitos falantes, ao associarem a palavra ao feminino (pessoas, mulheres, coisas), acabam criando a forma inexistente “menas”, tentando aplicar uma concordância que não existe. Exemplos corretos

- Havia menos pessoas na reunião hoje.

- Preciso gastar menos dinheiro este mês.

- O time fez menos gols que o adversário.

- Ela mostrou menos paciência do que o normal.

Resumindo, a palavra “menas” não existe porque “menos” é uma palavra invariável. Portanto, só se deve usar menos, em qualquer gênero e número.

Outras dúvidas

"Pré-venda" ou "pré venda"?

"Umidade" ou "humidade"? "Úmido" ou "húmido"?

"Pão-duro" ou "pão duro"? Existe "pão-dura"?

"Lua de mel" não tem hífen?

<< Voltar para seção "Dúvidas frequentes"

Como referenciar: ""Menas" não existe! Entenda o porquê." em Só Português. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2026. Consultado em 02/02/2026 às 13:41. Disponível na Internet em https://www.soportugues.com.br/secoes/FAQresposta.php?id=444

Curso on-line do Só Português

Coleção completa das videoaulas do Só Português para assistir on-line + exercícios em PDF sobre todos os assuntos, com respostas. Clique aqui para saber mais e adquirir.