Você está em Morfologia > Conjunção ▼
📄 Definição
📄 Conjunções coordenativas
📄 Conjunções subordinativas I
📄 Conjunções subordinativas II
📄 Locução conjuntiva

Conjunções Subordinativas (continuação)

e) Finais: introduzem uma oração que expressa a finalidade ou o objetivo com que se realiza a principal. São elas: para que, a fim de que, que, porque (= para que), que, etc. Por exemplo:

Toque o sinal para que todos entrem no salão.

Aproxime-se a fim de que possamos vê-lo melhor.

f) Proporcionais: introduzem uma oração que expressa um fato relacionado proporcionalmente à ocorrência da principal. São elas: à medida que, à proporção que, ao passo que e as combinações quanto mais... (mais), quanto menos... (menos), quanto menos... (mais), quanto menos... (menos), etc. Por exemplo:

O preço fica mais caro à medida que os produtos escasseiam.
Quanto mais reclamava menos atenção recebia.

Obs.: são incorretas as locuções proporcionais à medida em que e na medida que.

g) Temporais: introduzem uma oração que acrescenta uma circunstância de tempo ao fato expresso na oração principal. São elas:quando, enquanto, antes que, depois que, logo que, todas as vezes que, desde que, sempre que, assim que, agora que, mal (= assim que), etc. Por exemplo:

A briga começou assim que saímos da festa.
A cidade ficou mais triste depois que ele partiu.

h) Comparativas: introduzem uma oração que expressa ideia de comparação com referência à oração principal. São elas: como, assim como, tal como, como se, (tão)... como, tanto como, tanto quanto, do que, quanto, tal, qual, tal qual, que nem, que (combinado com menos ou mais), etc. Por exemplo:

O jogo de hoje será mais difícil que o de ontem.
Ele é preguiçoso tal como o irmão.

i) Consecutivas: introduzem uma oração que expressa a consequência da principal. São elas: de sorte que, de modo que, sem que (= que não), de forma que, de jeito que, que (tendo como antecedente na oração principal uma palavra como tal, tão, cada, tanto, tamanho), etc. Por exemplo:

Estudou tanto durante a noite que dormiu na hora do exame.
A dor era tanta que a moça desmaiou.

Como referenciar: "Conjunções Subordinativas (continuação)" em Só Português. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2019. Consultado em 21/11/2019 às 07:27. Disponível na Internet em https://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf87.php