Você está em Ajuda > Dicas de Português

Revisão de Textos

Entende-se por revisão o processo de leitura crítica na qual o escritor questiona seu texto quanto ao conteúdo, organização e linguagem.

Ao rever e ao reescrever o texto ele escolhe, entre as inúmeras possibildades oferecidas pela língua para transmitir uma informação, aquela que, dentro do contexto, é mais adequada, precisa e clara.

Avaliando o texto

No processo de composição de um texto, são necessários dois posicionamentos distintos por parte daquele que o escreve. Primeiramente, o escritor atua como emissor da mensagem. Num segundo momento, ao ler o que foi escrito, torna-se leitor crítico do próprio texto. A avaliação do texto consiste em julgar se os objetivos propostos foram atingidos. A leitura crítica deve analisar os seguintes aspectos:

1 - O texto atende ao objetivo proposto?

2 - As ideias estão expressas com clareza?

3 - Predomina no texto uma ideia central?

4 - Há ligação entre as partes do texto?

As respostas a essas perguntas podem direcionar o revisor para a melhora do texto, possibilitando:

- a introdução de mudanças em alguma parte que não lhe pareça suficientemente clara;

- eliminar, acrescentar ou ampliar alguma informação;

- alterar a ordem de algum bloco de informações.

Corrigindo o texto

Durante o processo de escrita, é possível que o autor do texto tenha cometido erros de pontuação, ortografia, acentuação, concordância, imprecisão de vocabulário, etc. Nesse caso, a revisão tem o objetivo de identificar e corrigir esses possíveis erros. É necessário estar atento, observando os itens a seguir:

1 - As palavras estão grafadas e acentuadas corretamente? Se houver dúvida, consulte um dicionário ou substitua a palavra por outra sinônima.

2  - O texto está bem pontuado? Para facilitar, evite frases muito longas.

3 -  Há algum erro de concordância?

4 - Há alguma impropriedade quanto ao vocabulário?

Como referenciar: "Revisão de textos" em Só Português. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2018. Consultado em 19/02/2018 às 06:40. Disponível na Internet em https://www.soportugues.com.br/secoes/revisao/