Você está em Ajuda > Dúvidas Frequentes

"Vendem-se casas" ou "vende-se casas"?

Em alguns casos, escolher entre o uso de singular ou plural não é uma tarefa muito simples.

Por exemplo, em orações com a partícula se, o correto seria "vendem-se casas" ou "vende-se casas"? Existe uma discórdia entre os teóricos da língua. Alguns defendem a construção "vendem-se casas", considerando "se" como partícula apassivadora e "casas" como sujeito, enquanto outros defendem a construção "vende-se casas", considerando "se" como pronome indefinido que funciona como sujeito.

Porém, embora ambas as construções sejam admissíveis do ponto de vista linguístico e gramatical, a mais usada e recomendada é "vendem-se casas".

É importante, no entanto, observar se existe alguma preposição (de, por, para, com, etc) logo após a partícula "se", pois nesse caso não haverá plural, apenas singular.

Observe que na frase "vendem-se casas" não há preposição após o "se". O mesmo ocorre nas duas frases abaixo, nas quais optamos pelo uso do plural para haver a concordância entre os elementos da frase.

Aluga-se apartamento.
Alugam-se apartamentos.

Compra-se material usado.
Compram-se materiais usados.

Em outros casos, quando há uma preposição após o "se", o verbo permanece no singular. Exemplos:

Precisa-se de funcionário.
Precisa-se de funcionários.

Necessita-se de balconista.
Necessita-se de balconistas.

Outras dúvidas

"Está a par" ou "Está ao par"?

"Toráxico" ou "Torácico"?

"Acerca de", "A cerca de" ou "Há cerca de"?

"Suador" ou "Suadouro"?

<< Voltar para seção "Dúvidas frequentes"

Como referenciar: ""Vendem-se casas" ou "vende-se casas"?" em Só Português. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2018. Consultado em 20/08/2018 às 12:27. Disponível na Internet em https://www.soportugues.com.br/secoes/FAQresposta.php?id=110